4 dicas de sucesso para criar um orçamento de serviços competitivo
- Luan Fazio
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Um dos grandes desafios de qualquer prestador de serviços é criar um bom orçamento. Isso quer dizer encontrar o equilíbrio entre o sucesso do negócio e a satisfação do cliente.
Para te ajudar a sempre ter um orçamento competitivo, com grandes chances de fechamento de negócio, criamos esse guia com as 4 dicas imperdíveis para ter sucesso.
Confira a seguir:
Qual a importância de fazer um bom orçamento?
Um bom orçamento deve servir, em primeiro lugar, como uma garantia do combinado no negócio entre o cliente e o prestador do serviço.
Do lado da empresa, será por meio da elaboração bem feita desse documento que todos os custos e despesas do serviços, além da margem de lucro, serão levados em conta. Isso é essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio.
Além disso, também oferece a segurança de ter tudo detalhado, para que não exista confusão com o cliente no momento da execução. Afinal, tudo estará documentado, sem espaço para outras interpretações.
Já para o cliente, o orçamento também oferece a segurança de saber exatamente o que será feito, e em que prazo. Quando se tem atenção aos detalhes como as etapas, e os custos envolvidos, também não existirá nenhum ponto de confusão.
4 dicas para fazer um orçamento de serviços competitivo e completo
Todo negócio de prestação de serviços deve entender o orçamento como muito mais do que uma simples burocracia. Como mencionamos acima, será por meio dele que você poderá fazer um modelo de negócio sustentável, e lucrativo.
Também será por meio deste documento que seus clientes verão o quão profissional e confiável é a sua empresa. Se você mostrar despreparo, e um trabalho incompleto nesse quesito, a chance de aceitar fechar o contrato diminui.
Então, listamos a seguir as 5 principais dicas para você levar em conta, caso queira garantir ainda mais sucesso na conversão dos seus orçamentos:
1 – Avalie as necessidades do seu cliente
O primeiro passo, antes mesmo de definir o valor que será cobrado pelo serviço, será conversar com o cliente e entender exatamente o que ele precisa.
A fim de sempre oferecer o preço mais competitivo possível, pode ser que com esse bate-papo você perceba que iria incluir etapas e serviços que o consumidor não tinha interesse, assim aumentando o custo.
Então, quando você tem clareza sobre exatamente o que o cliente quer, e o quanto está disposto a pagar, será possível então estabelecer um preço adequado para os dois lados. Isso não só diminuirá a chance de rejeição, mas os ruídos na comunicação.
2 – Tenha certeza que está colocando todos os dados importantes
Além do próprio preço, um orçamento deve conter os principais dados sobre o serviço a ser executado, e a empresa que o fará.
Então a segunda dica é conferir se o seu documento traz todos os detalhes que o cliente pode querer saber. Entre eles estão:
– Dados da sua empresa (razão social, CNPJ, endereço, etc.);
– Dados do cliente (razão social, CNPJ, endereço, etc.);
– Detalhes do serviço (o quê, onde e quando será feito);
– Informações sobre os procedimentos (quais são os métodos e materiais usados);
– Cronograma de execução (*veja a dica 3);
– Valor a ser cobrado.
3 – Crie um cronograma detalhado
A melhor forma de evitar dor de cabeça, para você e seu cliente, é criar um cronograma detalhado da execução do serviço.
Quando cada etapa está registrada, de forma realista, a chance de cobranças desnecessárias e fora de prazo diminuirá.
E para isso, seja o mais específico possível. Se resguardar, e se preparar nunca é demais. Isso evitará que ocorram conflitos, e quebra de expectativa.
4 – Busque equilibrar o preço que irá cobrar
Nesse ponto, a palavra equilibrar é importante pois envolve encontrar um meio termo entre: cobrir os custos e te trazer lucro, ao mesmo tempo sendo justo e de acordo com a competição.
Então, após você avaliar o quanto irá gastar para executar o serviço, faça uma pesquisa também para avaliar qual é a média cobrada por seus competidores. Aqui, a ideia é achar um preço equilibrado, não tão acima, e nem tão abaixo dessa média.
Mas claro, não deixe de forma alguma de contar com o seu lucro no negócio, afinal, é por ele que você sobreviverá.
Conclusão
Como vimos neste artigo, fazer um bom orçamento pode exigir um pouco mais de trabalho, mas com certeza trará frutos a médio e longo prazo.
Muito mais do que só agradar o seu cliente, esse é um processo essencial para a saúde do seu negócio.
Quer saber mais sobre o tema? Leia também o nosso artigo sobre precificação de serviços, e aprenda como fazê-la com maestria!