5 hábitos que podem estar afastando seus clientes
- Luan Fazio
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Grande parte da mágica de um bom vendedor está na forma com que ele se aproxima do cliente.
Tornar a experiência do seu consumidor agradável, do começo ao fim das negociações, deve sempre estar entre as prioridades de qualquer negócio.
Seja para quem oferece produtos, ou até mesmo serviços (como prestadores), é imprescindível que exista uma autocrítica sobre o que você faz de bom, e o que têm um pouco mais de dificuldade.
Para muitos profissionais, essa tratativa com o cliente é exatamente o que está afastando o negócio do sucesso.
Então, além de simplesmente oferecer o melhor produto ou serviço, você deve ter em mente sempre o que pode estar deixando o seu cliente insatisfeito, e tentar melhorar o mais rápido possível.
Então, se você está se perguntando: “o que afasta o meu cliente?”, temos o guia perfeito.
Selecionamos aqui alguns dos hábitos mais comuns que podem estar afastando a clientela, e atrapalhando os resultados do seu negócio:
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Subestimar (menosprezar) o seu cliente
A primeira dica é simples e direta: trate todos os clientes da mesma maneira.
Um dos maiores erros que são cometidos por vendedores está em pré-julgar o cliente, e adaptar sua abordagem de acordo com esse julgamento.
Seja pelo lado econômico, ou pela percepção do consumidor “não saber do que está falando”, a sua função é oferecer o mesmo tratamento para todos.
Isso é importante pois muitas vezes estamos completamente equivocados quando pensamos que conhecemos o perfil do cliente.
Se você julgar que a pessoa não terá poder aquisitivo para concluir o negócio, e o tratar com indiferença, você e sua empresa poderão ficar marcados negativamente.
Então siga sempre a regra de oferecer o melhor atendimento possível para todos, com um processo que incentive atenção e carinho, assim você não terá problemas nesse quesito.
Falar muito, e ouvir pouco
Ninguém gosta de vendedores que não param de falar. Além de tornar a experiência desagradável, esses profissionais estão perdendo a oportunidade de ouvir o cliente, e portanto, entender a sua necessidade.
Se você é um prestador de serviços, por exemplo, e lida com os clientes principalmente por telefone, sempre dê prioridade para o cliente falar tudo que precisa.
Em seguida, ao entender o que o consumidor precisa, você poderá economizar tempo e já oferecer a solução exata.
Isso inclui também o momento da execução do serviço. Enquanto você deve sim ser agradável e oferecer um bom atendimento, não interrompa o seu cliente enquanto ele estiver detalhando o que precisa.
Mostrar despreparo
Com tantas alternativas de empresas e profissionais para todos os setores do mercado, os pequenos detalhes podem ser o que convencerá o cliente de retornar no futuro.
E um dos grandes pontos de decepção está em profissionais despreparados para o serviço que se dispuseram a executar.
No caso de um vendedor, é essencial que ele conheça em detalhes tudo sobre o produto que está comercializando.
Para um prestador de serviços, chegar no local e mostrar que não sabe exatamente como resolver o problema, também pode ser um sinal negativo.
Por isso o ponto anterior, sobre ouvir o cliente, é essencial. Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, também existe mais tempo para se preparar, e não passar vergonha.
Pode até parecer bobagem, mas são esses descuidos que farão o cliente escolher o seu competidor, ao invés de você.
Atrasar com o serviço, ou compromissos
Outro ponto que pode estar afetando seus clientes é a falta de pontualidade na execução do serviço, ou compromissos como entrega de orçamentos.
Muitas vezes, quando o cliente está para receber um prestador para a execução de alguma manutenção, ele irá se programar para dar atenção a isso.
Porém, quando existem atrasos, ou cancelamentos, isso poderá fazer com que o consumidor perca tempo, e fique com uma má impressão.
Esse ponto é importante para qualquer ramo de negócio, e não só para serviços. Ninguém gosta de profissionais que não cumprem prazos.
É claro que existem imprevistos, e por isso é importante avisar com a maior antecedência possível para não perder o tempo do seu cliente.
Oferecer serviços incompletos ou de baixa qualidade
Esse último ponto pode parecer óbvio, mas pode ter certeza que é importante de reforçar:
Se você quer que seus clientes lembrem de você de forma positiva, não ofereça um serviço (ou produto) de baixa qualidade.
Mesmo que improvisos possam passar despercebidos em um primeiro momento, eventualmente o consumidor perceberá que não foi atendido na necessidade que tinha.
Vou dar um exemplo: você faz manutenção em geladeiras e refrigeradores. O seu cliente está com problema na parte do freezer e ao executar o serviço, você faz um conserto provisório, que te economiza tempo, ao invés de realmente resolver o defeito efetivamente.
O resultado: o freezer volta a apresentar problemas em pouco tempo, e o seu cliente fica descontente com a sua empresa. Agora, para arrumar a sua geladeira, o consumidor irá falar com o seu concorrente.
Entendeu a importância de fazer o trabalho de forma eficaz? Será por meio da sua qualidade que sua empresa poderá nutrir um bom relacionamento com a clientela, e sempre ter um fluxo de negócios.
Conclusão
Trouxemos neste artigo alguns dos principais problemas que ouvimos diariamente de clientes, especialmente no setor de prestação de serviços e manutenção.
Então, é essencial que todos os profissionais, independente do setor, sempre busquem o crescimento pessoal nas questões que ainda tem dificuldade, como a tratativa com o cliente.
A partir de agora, pense sempre nos pontos levantados neste artigo quando tiver contato com os seus consumidores. Isso será essencial para o seu sucesso.
Quer mais dicas sobre como elevar o nível do seu negócio? Leia também o nosso guia sobre marketing digital para prestadores de serviços, e entenda como você pode usar a internet para divulgar o seu negócio.