Atendimento ao cliente para prestadores: conheça as 5 dicas mais importantes
- Luan Fazio
- Nenhum comentário
Um bom atendimento é chave para ter sucesso em qualquer área que envolve o trato diário com o cliente, especialmente para prestadores de serviço.
Quer uma prova disso? Segundo estudo da Zendesk, 8 a cada 10 clientes pagariam mais para ter melhor atendimento.
Isso quer dizer que, além de oferecer uma boa precificação, também é essencial que os prestadores tenham o cuidado para que o cliente não saia com a impressão de que foi mal atendido.
Isso é importante pois um cliente insatisfeito:
– Terá menos chance de retornar;
– Procurará seus competidores;
– Pode vir a falar mal do seu serviço para outros possíveis clientes;
Então, para evitar isso, e garantir que você sempre deixará o cliente satisfeito na finalização dos seus serviços, elaboramos aqui as 5 dicas mais importantes para melhorar o seu atendimento com o cliente.
Confira a seguir:
1 – Seja paciente e sensível
Um dos maiores erros cometidos por alguns prestadores está em não ter paciência com o cliente, o que resulta em um atendimento ruim.
Por mais óbvia que possa ser a resposta de uma dúvida, é muito importante que você tenha o máximo de paciência possível para atender o consumidor.
Mesmo que esteja em um dia ruim, algo que todos passam, respire e não deixe de tratar o cliente com atenção e sensibilidade.
Afinal, a chance de essa pessoa voltar a fazer negócios com você, ou recomendar a sua empresa para amigos diminui muito caso ela se sinta ofendida. Então, lembre-se sempre de não menosprezar e ter paciência para resolver as questões que puderem surgir.
2 – Seja organizado e profissional;
Outra dica muito importante para os prestadores de serviço que querem ter sucesso com o atendimento é se manter organizado, o que demonstra profissionalismo.
Então, não deixe de ter um registro completo de todas as informações do serviço, além das interações com o cliente. Isso evitará que você corra o risco de perder ou esquecer algum ponto importante.
Também, caso exista algum problema, você não precisará depender apenas da sua palavra para provar o que foi combinado.
Ou seja, além de você mostrar o seu profissionalismo, também evitará dor de cabeça ao correr o risco de se perder com as informações do orçamento, ou alguma possível dúvida que o cliente possa oferecer.
3- Pós-venda é essencial
O que você faz quando termina o serviço e recebe o pagamento? Provavelmente a sua resposta será continuar para o próximo orçamento, sem nem se preocupar com o cliente que já passou.
Pensando nisso, a terceira dica é exatamente sobre um ponto MUITO importante nos dias de hoje: o pós venda.
Busque ter como prioridade também incluir na sua rotina pelo menos um retorno com seus clientes passados, em busca de saber se deu tudo certo, ou se aconteceu algum problema.
Pode ter certeza que isso fará toda a diferença na maneira com que essa pessoa verá a sua empresa.
Você mostrará que não está só interessado em ajudar naquele momento específico, mas também para qualquer outra questão que surgir no futuro.
4 – Seja transparente
A transparência é essencial para conquistar a confiança do seu cliente. Isso quer dizer deixar muito claro o que você pode, ou não, fazer para ajudá-lo.
Ou seja, caso você receba alguma solicitação que pensa não estar preparado para atender, por falta de tempo ou conhecimento, é melhor ser honesto e não se comprometer.
Isso impedirá que esse consumidor acabe decepcionado caso você realmente não consiga executar o serviço com qualidade.
Além disso, também mostrará que você é honesto e não quer simplesmente pegar o serviço pelo dinheiro, mas sim para realmente resolver o problema em questão.
5 – Valorize todos os tipos de cliente
Essa talvez seja a dica mais valiosa neste guia. Caso você realmente queira nutrir um bom relacionamento com cada vez mais clientes, é muito importante que trate cada pessoa da mesma forma, independente do tamanho do serviço.
Nunca julgue o consumidor pelo seu aparente poder aquisitivo, ou dimensão do serviço que solicitou.
Afinal, essa mesma pessoa que pediu um pequeno orçamento, e foi mal tratada, poderia ser quem continuaria fazendo negócios com você por anos, resultando em mais dinheiro do que aquele negócio grande, mas único.
Além disso, como já mencionamos acima, é muito importante imaginar que qualquer pessoa pode acabar recomendando seus serviços para pessoas próximas. Se ela se sentir desvalorizada, a chance de isso acontecer é eliminada.
Conclusão
No guia de hoje você conheceu algumas dicas essenciais para manter seus clientes por meio do bom atendimento.
Mas tão importante quanto saber o que fazer, é também conhecer o que não fazer.
Então, continue aprendendo como aumentar seu sucesso lendo o nosso guia com os 5 hábitos que podem estar afastando seus clientes!