5 formas de pagamento que todo prestador de serviços deve aceitar
- Luan Fazio
- Nenhum comentário
Todo profissional autônomo e/ou prestador de serviços que quiser ter sucesso deve estar sempre de olho nas tendências e novidades do mercado, especialmente quando falamos de formas de pagamento.
Além de oferecer um bom serviço, é sempre interessante facilitar a vida do seu cliente de todas as formas que conseguir.
Ao oferecer um grande leque de possibilidades de recebimento, além do bom e velho dinheiro vivo, você também aumentará a chance de satisfazer seu consumidor.
Então, para te ajudar a acompanhar as tendências, e entender quais são as formas de pagamento que todo prestador de serviços deve receber, listamos as principais opções a seguir:
1 – PIX
Lançado oficialmente em outubro de 2020, o PIX é uma forma de pagamento instantâneo gratuito que já tem dominado as transferências de dinheiro.
Especialmente por ser muito simples, rápido, seguro e gratuito para todas as pessoas físicas, o PIX deve estar no radar de todos os prestadores.
Essa ferramenta permite que as transações sejam feitas por meio de chaves cadastradas junto ao aplicativo do banco, que incluem opções CPF/CPNJ do prestador, o número de telefone ou um código específico.
Ou seja, o PIX permite que seu cliente transfira o pagamento com poucos dados, e instantaneamente, facilitando para os dois lados.
2 – Transferência bancária
Com a popularização dos aplicativos de bancos, ficou mais fácil do que nunca fazer uma transferência bancária. Apesar de não ser tão simples quanto o PIX, ainda é muito prático fazer um TED ou DOC para outra pessoa.
Então, apesar de essa ser uma forma de pagamento já muito usada por prestadores de serviço, é sempre importante reforçar a importância.
3 – Paypal
O PayPal é uma forma de pagamento online/carteira digital que tem ganhado popularidade entre os profissionais autônomos.
O sistema da plataforma permite a transferência de valores online de forma 100% segura, e integrada com os principais bancos do Brasil.
Apesar de ser útil para transações rotineiras, esse serviço se torna mais interessante quando o prestador está tratando com um cliente que precisa pagar com uma conta estrangeira, ou cartão internacional.
Além disso, a plataforma também mantém um registro sobre todas as transferências feitas e recebidas, o que facilita o controle financeiro.
4 – Cartão de crédito e débito
Com cada vez menos dinheiro circulando na mão das pessoas, e o surgimento dos bancos digitais, cada vez mais pessoas estão usando os cartões de crédito e débito para tudo.
Para o prestador de serviços, isso quer dizer que hoje é ESSENCIAL que possua uma maquininha. Apesar de ser necessário pagar uma taxa, isso será compensado quando não precisar recusar um cliente por falta de opção de forma de pagamento.
5 – WhatsApp Pagamentos
Lançado oficialmente no Brasil em 2021, a ferramenta de pagamentos do WhatsApp é uma alternativa interessante para todos os profissionais.
Unindo o útil ao agradável, a plataforma permite a transferência de valores de forma simples, e diretamente da conversa do WhatsApp.
O cadastro dos dados é simples e prático e ainda permite ao seu cliente pagar aquele serviço rapidamente, já enviando o comprovante.
Por isso, é uma solução muito importante para qualquer profissional autônomo já se adiantar, e oferecer essa novidade ao cliente.
Conclusão
O bom profissional sabe que o segredo do bom atendimento está em sempre tentar facilitar a vida do seu cliente.
Se tratando do processo de pagamento de serviços prestados, o empreendedor que mostra estar preparado para qualquer situação, também estará em vantagem em relação à sua concorrência.
Então, não existem mais desculpas para perder aquele negócio por não se adequar às suas necessidades de pagamento.
Quer saber mais maneiras de melhorar o seu negócio? Confira também o guia completo de tendências para o trabalho autônomo.