Imobiliárias digitais: oportunidade ou ameaça?
- Luan Fazio
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Se você trabalha no setor imobiliário, provavelmente já ouviu falar das imobiliárias digitais. Para quem desconhece o conceito a fundo, e trabalhe com a forma tradicional, é natural que entenda esse novo formato como uma ameaça.
Mas esse é um pensamento equivocado, e neste guia, vamos te mostrar como essa nova forma de fazer negócios imobiliários já traz ótimos resultados, e deve ser considerado uma nova oportunidade para a sua imobiliária!
Abordaremos neste artigo:
– O que são imobiliárias digitais?
– Quais imobiliárias podem se tornar digitais?
– Quais são os primeiros passos para se tornar uma imobiliária digital?
– A importância do seu time no processo;
– O foco no cliente
– Ferramentas
Então, se você quer se atualizar sobre a grande tendência do mercado imobiliário, confira a seguir o guia:
O que são imobiliárias digitais?
As imobiliárias digitais são uma adaptação do modelo tradicional de negócios, mas que acontece de forma completamente online.
Ou seja, todo o processo de locação e venda, da divulgação do imóvel, até o fechamento do negócio, ocorre de forma digital, no sistema da imobiliária.
Com a ideia de se adequar aos novos comportamentos do consumidor, que procuram cada vez mais facilidade e acessibilidade para fazer seus negócios online, as imobiliárias digitais já atuam como grandes protagonistas em seu mercado.
Segundo um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria e Construção (CBIC), as startups do segmento superaram em até 10 vezes o crescimento geral do segmento, que foi de 9,8% no ano de 2020.
Esses valores, claro, foram impulsionados pelas mudanças de hábito causadas pela pandemia de COVID-19.
Entretanto, é possível dizer que o processo da digitalização aconteceria naturalmente, mas foi acelerado pela necessidade de se adaptar aos novos protocolos.
Em resumo, além de oferecer todas as funcionalidades de uma imobiliária tradicional, mas de forma online, esse modelo de negócio também visa a melhora nos processos internos por parte dos colaboradores.
Entre as mudanças estão a automatização de rotinas, decisões baseadas em inteligência de dados e compartilhamento de informações, sempre usando da tecnologia como o grande facilitador e diferencial.
Quais imobiliárias podem se tornar digitais?
A resposta é simples e direta: todas.
Porém, o processo para chegar até o ponto de se considerar uma imobiliária digital não é fácil, especialmente quando se tratam de negócios mais antigos, e com muitos colaboradores.
Isso acontece pois o processo de adotar a transformação digital no negócio depende 100% da mudança de pensamento e hábitos por parte da equipe.
A empresa pode oferecer os melhores softwares e sistemas, mas se o time não entender o por que, e como usar as tecnologias ao seu favor, a chance de sucesso é menor.
Então, é natural que imobiliárias menores tenham mais facilidade em adotar a transformação digital, apesar de não ser exclusiva para esse porte de empresa.
Agora você deve estar se perguntando: como eu começo o processo de digitalização na minha imobiliária? Não se preocupe, vamos responder suas principais dúvidas a seguir:
Quais são os primeiros passos para se tornar uma imobiliária digital?
Caso você realmente queira embarcar na jornada da transformação digital, existem alguns pontos importantes que serão os pilares para o sucesso do seu negócio nesse novo formato. Vamos conhecê-los:
A importância do seu time no processo
Como já mencionamos acima, apenas ter uma estrutura de recursos tecnológicos não transformará o seu negócio em uma imobiliária digital. A equipe, e a sua motivação em abraçar as mudanças, será o ponto definitivo para o avanço do processo.
E isso deve começar pela liderança. É preciso entender a dificuldade das mudanças, tanto em questão de tempo, esforços e recursos.
A partir do momento em que os decisores oferecerem a segurança e a estrutura para executar a inovação, a tendência é que a equipe siga o seu caminho.
Em seguida, é importante mostrar em detalhes o por que de estar seguindo esse caminho, para que todos também estejam na mesma página sobre a necessidade da transformação.
Foco no cliente
A grande sacada dos negócios digitais é fazer com que o cliente se surpreenda com a praticidade do seu serviço por conseguir fazer muito, em pouco tempo, e direto de seu computador ou celular.
Isso significa que todos os aspectos da experiência devem ser pensados com muita atenção, sempre mirando um caminho perfeito no sistema.
Muito mais do que apenas trazer os melhores produtos (no caso, imóveis), a imobiliária digital deve oferecer um atendimento de qualidade, além da praticidade e rapidez no processo de venda.
Se um desses pontos de contato com o consumidor estiver incompleto, a experiência por completo será afetada.
Porém, o benefício é que, com o sucesso, a chance desse cliente satisfeito deixar uma boa avaliação, ou sugerir o seu serviço para algum amigo aumenta.
Ferramentas
As ferramentas serão a base para toda a digitalização do seu negócio. Desde a maneira com que os corretores atuam, até a organização financeira da imobiliária devem ser migrados para sistemas digitais.
Com a automatização de todos os processos, juntamente com a migração do armazenamento de documentos para o digital, sua equipe com certeza terá muito mais tempo para suas funções.
Perder tempo com rotinas manuais e repetitivas é algo cada vez mais ultrapassado. Sem essas mudanças, não será possível também oferecer uma experiência ágil ao seu consumidor, que será diretamente afetado pelos gargalos da operação.
Caso queira um direcionamento das melhores tecnologias para começar a transformação digital, o portal Transformação Digital oferece um guia com as novas ferramentas que já estão sendo usadas ao redor do mundo.
Conclusão
Respondendo a pergunta feita no título do artigo: afinal, as imobiliárias digitais são uma oportunidade ou uma ameaça ao meu negócio?
A resposta deve ficar clara para quem compreendeu os pontos trazidos no artigo. Com certeza é uma oportunidade!
Todo negócio, de qualquer setor, deve se manter atualizado com as novas mudanças do mercado. E quanto mais rápido você começar a implantar essa digitalização na sua imobiliária, mais
rápido o seu cliente perceberá mais valor na sua proposta.
O resultado: melhores resultados!