Como elaborar um plano de negócios de qualidade
- Luan Fazio
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Um desafio comum para empreendedores novatos nas primeiras etapas do negócio é a falta de um planejamento concreto.
Muito mais do que simplesmente ter uma boa ideia, e entender os custos que envolvem a execução, a criação de um bom plano de negócios é essencial para o sucesso.
Independentemente se você está abrindo um negócio de prestação de serviços, um supermercado ou uma loja de chocolates, esses detalhes podem e vão fazer a diferença.
Então, para te ajudar a elaborar esse importante documento, criamos este guia explicando:
– O que é um plano de negócios?
– Qual é a importância desse documento?
– Como você pode montar o seu plano de negócio?
Confira a seguir:
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que pretende planejar os principais pontos de uma nova empresa, abordando seus objetivos, metas e os passos necessários para alcançá-las.
Será por meio deste instrumento que o empreendedor poderá identificar possíveis riscos e erros com antecedência, diminuindo a chance de insucesso.
Para isso, a viabilidade do negócio é testada por meio de diversas óticas e setores diferentes como mercadológico, financeiro, operacional e etc.
Entretanto, para realmente usar o máximo do potencial do plano de negócios, é importante que o preenchimento seja feito com informações reais, baseadas em pesquisas concretas sobre o mercado, concorrentes e o próprio empreendimento.
Não está convencido(a) sobre as vantagens de criar um plano de negócios, vamos te explicar mais a seguir:
Qual é a importância de montar um plano de negócios?
Todo passo importante nas nossas vidas exige alguma forma de planejamento. Seja uma mudança de cidade, emprego ou, neste caso, abrir um negócio.
Sem esse plano, você estará mais suscetível a encontrar imprevistos e riscos que atrapalharão o seu caminho ao sucesso.
No caso do plano de negócios, é o processo que antecipa o que será necessário para cada etapa do processo.
Isso resulta em algumas vantagens para o empreendedor, como:
– Visão completa e concreta de cada etapa do processo;
– Informações registradas e alinhadas entre todos os sócios envolvidos no negócio;
– Visão sobre os cenários positivos e negativos;
– Previsibilidade sobre riscos;
– Mais segurança para financiamentos e investimentos;
Em negócios de prestação de serviços, por exemplo, o plano de negócios pode evitar situações de falta de recursos para compras de materiais, além de permitir mais segurança na expansão da operação.
Como montar um bom plano de negócios?
Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, e a necessidade dele para o sucesso do seu negócio, resta saber como você realmente pode montá-lo.
Inicialmente, se quiser um modelo pronto do plano de negócios para se basear, é possível encontrar diversos exemplos com simples buscas no Google.
Aqui, vamos explicar os passos que deve levar para completar essas informações com qualidade:
1 – Sumário executivo
A primeira etapa para criar o seu plano de negócios é justamente o Sumário Executivo, ou seja, o momento em que você seleciona as principais informações do negócio como:
– Descrição detalhada do negócio, e seu diferencial competitivo;
– Perfil de cada um dos empreendedores envolvidos;
– Missão do empreendimento;
– Principais benefícios e proposta de valor;
– Listagem dos produtos (ou serviços) que serão comercializados;
– Local da sede física (se houver);
– Quanto será investido inicialmente;
– Enquadramento tributário.
2 – Análise de Mercado
A análise de mercado é a etapa do plano de negócios em que você buscará entender mais sobre o mercado em que está inserido, como o nome indica. Isso quer dizer buscar saber quem são seus clientes, concorrentes e possíveis fornecedores.
Essa parte te ajudará a definir exatamente quem será o seu público-alvo, e as melhores formas de chegar nele.
Além disso, a análise de mercado também permite ao empreendedor entender exatamente como o seu produto se posiciona em relação à competição. Está muito caro, ou barato? A qualidade é comparável?
3 – Plano de marketing
É na fase do plano de marketing que o seu negócio deverá ter uma descrição completa de cada um dos produtos. Isso inclui todos os dados como cores, rótulos, dimensões, marcas e etc.
Isso ajudará a definir qual exatamente é o valor do seu produto para seus clientes, tanto na questão do preço, quanto na qualidade.
Se quiser saber exatamente como criar um plano de marketing, confira esse guia da Rock Content sobre o tema.
4 – Plano operacional
Chegamos na parte em que você vai definir exatamente como tudo será feito, o plano operacional.
É nessa etapa do seu plano de negócios em que será descrito o passo a passo do funcionamento da empresa.
Para isso, a principal pergunta a ser respondida é: “Quanto do meu produto (ou serviço) eu consigo vender em um período X”.
Alguns pontos que podem te ajudar a responder isso melhor são a quantidade e qualidade dos funcionários, quanto de material será necessário, produtividade dos equipamentos, prazos dos fornecedores e o tempo gasto para a prestação do serviço (ou realização da venda).
5 – Plano Financeiro
O plano financeiro é importante, em partes, para definir exatamente quanto o empreendedor deverá investir inicialmente para realmente tornar o negócio viável.
Será aqui que você apontará tudo que envolva dinheiro, desde gastos, investimentos e recursos.
Aqui você incluirá também os dados que já trouxe nas etapas anteriores como funcionários, materiais, equipamentos, aluguel e etc.
Nesse ponto é MUITO IMPORTANTE listar absolutamente tudo que resulta em algum tipo de gasto, etapa por etapa.
Do contrário, essa falta de visão pode vir a trazer problemas na gestão financeira do negócio, como por exemplo na precificação correta dos serviços.
6 – Análise de Cenários e Análise Estratégica
Agora que você já tem tudo listado e bem estruturado no seu plano de negócios, só resta traçar algumas possibilidades de cenários, bons e ruins.
Isso quer dizer se colocar em situações hipotéticas que te forcem a perceber algum problema, ou falha que deixou passar na sua análise.
Exemplo: “E se o meu negócio for obrigado a fechar por 1 mês. Eu estaria preparado?”
Essa etapa te preparará melhor para possíveis pedras que possam aparecer no seu caminho.
Conclusão
Um plano de negócios sozinho não irá definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento.
Mas assim como qualquer instrumento de planejamento, ele pode trazer importantes informações que ajudem o empreendedor a se antecipar a importantes problemas e decisões.
Então, se quiser continuar aprendendo, leia também o nosso guia de como melhorar a gestão empresarial do seu negócio!