Redes sociais para prestadores de serviços: 5 dicas para vender mais
- Luan Fazio
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As redes sociais já fazem parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros, atingindo cerca de 66% da população (ou 140 milhões de brasileiros), de acordo com um levantamento feito pela pesquisa Digital in Brazil 2020.
Se você é um prestador de serviços, é ESSENCIAL que tenha uma atenção especial a esses canais pois, como explicaremos neste artigo, eles podem significar uma importante fonte de clientes.
Seja no Instagram, Facebook ou até YouTube, investir uma parte do seu tempo atualizando suas redes é muito importante.
Então, se você quer saber mais sobre como ter sucesso nas redes sociais, e usar das mídias sociais ao seu favor, confira a seguir as 5 dicas essenciais para prestadores de serviço.
Neste artigo você aprenderá:
– Por que um prestador deve ter uma atenção especial com as redes sociais?
– 5 dicas para prestadores terem sucesso nas redes sociais;
– Conheça as redes sociais e seus públicos
– Priorize a qualidade
– Entenda seus objetivos e se planeje de acordo
– Foque no relacionamento com público
– Se inspire em empresas/profissionais bem-sucedidas
Confira a seguir:
Por que um prestador deve ter uma atenção especial com as redes sociais?
Qualquer profissional que esteja antenado com as tendências do mercado sabe da importância de investir no marketing digital, especialmente prestadores.
Mas caso você ainda esteja em dúvida sobre a real importância disso tudo, vamos te mostrar as vantagens de investir seu tempo e atenção nesse quesito:
– Aumenta a chance de ser encontrado por um cliente;
– Mostra mais profissionalismo e segurança;
– Maior possibilidade de conservar o relacionamento com seus clientes;
– Local para seus clientes satisfeitos deixarem seus depoimentos (o que gera mais confiança);
– Maior chance de conhecer a fundo seu público;
– Menos dinheiro gasto com outras formas de propaganda (como panfletos);
5 dicas imperdíveis para prestadores de serviços terem sucesso com as redes sociais
Vamos conhecer as dicas para você começar sua estratégia de redes sociais para o seu negócio de prestação:
1 – Conheça as redes sociais e seus públicos
Hoje o mundo das redes sociais vai muito além do Facebook. Enquanto ainda é a rede social mais usada pelos brasileiros, é essencial que o prestador de serviços esteja também presente em outros canais.
O Instagram, especialmente, é a rede social com maior tendência de crescimento. Isso acontece pois se trata de um canal que traz muito engajamento e envolvimento dos seus clientes.
Por lá, é possível que você poste diariamente sobre seus serviços, tanto no feed (página inicial de fotos), quanto nos stories.
Outra dica interessante é investir em vídeos para o YouTube. Por ser uma rede muito usada pelos profissionais do setor, criar vídeos (mesmo que simples) trazendo dicas, tutoriais e guias pode fazer com que o seu negócio ganhe muito reconhecimento.
Mas aqui, apesar de ser permitida uma certa simplicidade, é importante usar uma câmera (pode ser de celular) e um microfone com qualidade decente. Afinal, não adianta nada se seus espectadores não conseguirem te ver e ouvir com clareza.
2 – Dê prioridade para a qualidade, no lugar da quantidade
Enquanto manter uma boa frequência de postagem é importante para manter um bom engajamento dos seus clientes, postar qualquer coisa sem sentido não é uma boa ideia.
Isso acontece pois quando nos deparamos com uma conta que não traz um conteúdo interessante, e polui a rede social com muitas postagens, a tendência é pararmos de seguir.
Então, foque em trazer conteúdos interessantes e de qualidade sobre a sua rotina. Se seu foco é promover o negócio, estabeleça um planejamento de quando atualizará seu público.
3 – Entenda exatamente quais são seus objetivos e se planeje
Um bom planejamento é essencial para qualquer parte do seu negócio. Desde a escolha de materiais para um serviço, até a estratégia de redes sociais, é nesse momento que você define o que quer, e quando quer.
Então, antes de qualquer coisa, defina exatamente quais são seus objetivos com as redes sociais: você quer conquistar mais clientes? Fazer com que mais pessoas conheçam seu trabalho? Trazer mais confiança ao seu negócio? Tudo isso junto?
É importante ter uma meta realista e trabalhar para isso, um passo de cada vez. Primeiro, defina quando, o que e como você vai postar. Em seguida, crie uma rotina de acompanhamento dos resultados.
Por fim, TENHA PACIÊNCIA pois isso é uma estratégia de longo prazo.
4 – Foque no relacionamento com público
Mais do que simplesmente postar seus conteúdos, é muito importante interagir com seu público. Especialmente se tratando de um negócio, responder rapidamente dúvidas (seja nos comentários ou nas mensagens) pode fazer toda a diferença.
Para isso, seja profissional e trate também a sua rede social como um canal de atendimento ao seu cliente, como seria o WhatsApp.
5 – Se inspire em empresas/profissionais bem-sucedidas
A melhor forma de ter um modelo do que fazer é se inspirar em quem já está tendo sucesso nas redes sociais.
Seja uma empresa, ou algum profissional da área que está fazendo um bom trabalho, não tem nenhum problema em usar algumas de suas ideias na sua página, sem realmente copiar.
Isso te trará uma noção do melhor caminho a seguir, e te ajudará MUITO naqueles dias em que a criatividade está em falta.