Conheça as 13 ferramentas digitais essenciais para sua imobiliária
- Luan Fazio
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Qualquer imobiliária que está atualizada com as tendências do mercado utiliza ferramentas digitais em sua rotina de alguma maneira. Neste guia, vamos te mostrar as 13 soluções digitais essenciais para você começar o processo de digitalização do seu negócio.
Neste artigo você verá:
– O que é uma ferramenta digital?
– As principais ferramentas digitais para marketing imobiliário
– As principais ferramentas digitais para atendimento ao cliente
– As principais ferramentas digitais para edição de imagens
Confira a seguir:
O que são ferramentas digitais?
As ferramentas digitais são softwares, apps, plataformas ou programas que funcionam nos computadores ou smartphones com o intuito de facilitar, ou potencializar tarefas do dia a dia.
Para o setor imobiliário, isso abrange qualquer tipo de plataforma que elimine, ou diminua, a necessidade de ações analógicas e manuais na rotina.
Desde softwares que centralizam a gestão financeira, até o gerenciamento de clientes e propostas, essas ferramentas são essenciais nos dias de hoje e, entre outros, podem trazer benefícios como:
– Aumento na produtividade do time;
– Mais segurança nos dados;
– Melhora o fluxo de trabalho dos colaboradores;
– Ganho nos resultados;
– Melhora no relacionamento com o cliente;
– Se manter atualizado com as tendências do mercado.
Então, a seguir vamos te mostrar alguns dos principais tipos de plataformas focadas em ajudar a sua imobiliária a ganhar mais tempo e dinheiro, com menos dor de cabeça:
As principais ferramentas digitais para marketing imobiliário
Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia muito conhecida, e que já apresenta resultados impressionantes no mercado de marketing imobiliário.
Seu conceito gira em torno de inverter o fluxo tradicional de relacionamento com o cliente, e deixar que esse consumidor venha ao negócio por conta própria, ao invés de ser abordado.
Para atingir essa etapa, a imobiliária precisa criar uma presença online por meio de ferramentas digitais que atuem em áreas como a produção de conteúdo, redes sociais e SEO.
Em uma estratégia de inbound marketing bem estruturada, a empresa deve planejar ações para as quatro principais etapas: atração, conversão, fechamento do negócio e análise.
E é aí que entram as ferramentas digitais. Com a finalidade de facilitar, executar e organizar as tarefas de inbound, essas plataformas trazem como funcionalidades principais a automação de ações, gestão de estratégias, impulsão de campanhas e gestão de metas.
Sugestões de ferramentas para inbound marketing imobiliário:
Para conhecer outras opções, existem portais especializados na curadoria dos melhores softwares para empresas, como a B2B Stack.
CRM
Nutrir o relacionamento com o seu cliente é uma parte essencial do trabalho das imobiliárias.
Muito mais do que apenas fechar o negócio, o corretor de imóveis sempre deve buscar continuar atraindo clientes, e fidelizar aqueles que já compraram ou alugaram com o profissional.
Para ajudar com essa missão, o CRM (Customer Relationship Manager ou Gerenciador de relacionamento com o cliente) surge como uma potente ferramenta para garantir que os colaboradores tenham todos os recursos necessários para atingirem suas metas.
As plataformas desta categoria podem ajudar imobiliárias a coletarem e armazenarem os dados de clientes, captar leads e gerenciar oportunidades.
Também é comum encontrar funções para a geração de relatórios que oferecem a visão completa dos negócios..
Um CRM é ideal para qualquer porte de empresa, e pode ser a grande diferença em organização e produtividade para os corretores, e colaboradores.
Sugestões de CRM para imobiliárias:
As principais ferramentas digitais para atendimento ao cliente
Oferecer um bom atendimento ao seu cliente deve ser uma prioridade não só de imobiliárias, mas de qualquer negócio.
Um dos grandes aprendizados que o mercado tirou com a pandemia do COVID-19 foi a importância de um bom sistema de atendimento remoto. Isso permite que o seu consumidor nunca deixe de ser atendido, seja para reclamar, elogiar ou apenas tirar uma dúvida.
A grande vantagem que temos nos dias de hoje é que não precisamos depender apenas do telefone para o contato remoto.
Com diversas ferramentas digitais para atendimento no mercado, a sua imobiliária tem milhares de opções que atendem diretamente a sua demanda específica.
Entre elas, vamos abordar duas das principais soluções que você pode começar a usar hoje mesmo:
Google Meet – Ferramenta gratuita de criação de videochamadas oferecida pela Google permite a abertura de salas de até 100 pessoas, e reuniões de até 60 minutos. O grande benefício é estar inclusa no ecossistema Google, então qualquer pessoa com uma conta pode participar. Ideal para reuniões com clientes, apresentação de imóveis e muito mais.
Suiteshare – Ferramenta digital focada em fazer WhatsApp marketing que permite a distribuição de diversos atendimentos simultâneos para os corretores da imobiliária. A plataforma oferece opções de planos gratuitos e pagos, de acordo com a necessidade.
A principal ferramenta para edição de fotos de imóveis
Qualquer imobiliária que queira divulgar os seus imóveis na internet (e fora dela) precisará de boas fotos do local.
Hoje, as câmeras dos principais smartphones permitem que essa missão seja feita com qualidade, mas em muitos momentos ainda será necessário algum tipo de edição nas imagens.
Pensando nisso, e aproveitando a praticidade que os smartphones trazem, a última sugestão é o SnapSeed (Android e iOS). Trata-se de um aplicativo que permite ao usuário melhorar a qualidade das imagens, podendo alterar fatores como contraste, estrutura, perspectiva e exposição.
Além de ser gratuita, a ferramenta pode ser instalada diretamente no smartphone do corretor, o que permite a rápida divulgação do imóvel.
Conclusão
Digitalizar as demandas da sua imobiliária é essencial caso queira ter sucesso nos dias de hoje, e acompanhar as tendências do mercado.
Enquanto o processo de transformação digital pode ser complexo e longo, neste artigo vimos alguns dos primeiros passos que você pode tomar para começar a melhorar seus processos.
Quer aprender mais? Leia também o nosso guia sobre Marketing Imobiliário. Entenda o que é, por que e como fazer!