Marketing digital imobiliário em 2021: as dicas para ter sucesso no digital
- Luan Fazio
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Sua imobiliária está usando o marketing digital para conquistar mais clientes, e se destacar da competição?
Se não, pode ter certeza que seu negócio está em desvantagem em relação às principais empresas do mercado, que já investem nessas estratégias.
Mas ainda não é tarde para começar!
Em um cenário cada vez mais digitalizado, sua imobiliária (e corretores) devem sempre buscar formas de usar o meio digital a seu favor.
Por isso, quando se fala em marketing, existem diversos caminhos interessantes (e comprovados) para você seguir.
Para te ajudar, elaboramos este guia que irá te ensinar:
– O que é marketing digital?
– Qual a importância do Marketing digital para imobiliárias?
– Se coloque como uma referência
– Mais clientes ‘inbound’
– Flexibilidade para ajustes
– Tendências de sucesso no Marketing digital imobiliário em 2021
– Experiências ‘ao vivo’
– Marketing de conteúdo imobiliário
– Redes sociais
Depois deste artigo, entenda mais também sobre o conceito de imobiliárias digitais, e como seu negócio pode aprender com os maiores players do mercado.
O que é o marketing digital imobiliário?
O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações com a finalidade de promover uma marca, ou empresa, no mundo da internet.
Ou seja, usar dos canais digitais para atrair mais clientes ao seu negócio, sem a necessidade de grandes investimentos.
Considerando que, hoje mais do que nunca, o processo de compra do cliente está completamente atrelado ao online, inserir a sua imobiliária neste sistema é essencial para o sucesso.
Isso pode ser feito de diversas maneiras que envolvem desde a criação de conteúdos para redes sociais, blogs e Youtube, até eventos digitais completos.
Dito isso, podemos afirmar com tranquilidade que a época de depender unicamente da distribuição de panfletos para conquistar novos clientes já passou.
A seguir, vamos te explicar por que a sua imobiliária está perdendo oportunidades ao não se preocupar com o marketing digital:
Qual a importância do marketing digital para imobiliárias?
Além do que explicamos acima, existem diversos benefícios em investir no marketing digital para sua imobiliária. Listamos os principais a seguir:
1 – Se coloque como uma referência
Quando sua imobiliária ‘coloca a cara’ nos canais digitais, e produz conteúdos de qualidade por um certo tempo, a chance de você passar a ser reconhecido como autoridade também aumenta.
No momento de decisão, o cliente que já te conhece, e te considera uma referência no mercado, também tenderá a te escolher, ao invés do seu concorrente.
2 – Mais clientes ‘inbound’
Outra grande vantagem de promover sua marca nos meios digitais é (eventualmente) não precisar depender 100% dos métodos ‘outbound’ de aquisição de clientes.
Ou seja, ao invés de precisar sempre ‘ir atrás’ de prospectos novos, o que exige esforços diários e recursos, o marketing digital bem feito cria um fluxo de novos clientes que irão até você por conta própria.
Enquanto isso não substitui a boa e velha prospecção, é mais um canal de aquisição de clientes para sua imobiliária sempre se manter competitiva.
3 – Flexibilidade para ajustes
Outra grande vantagem do marketing digital para imobiliárias, em comparação com os meios tradicionais (como tv, rádio e anúncios em jornais) está na possibilidade de ajustar as estratégias em tempo real.
Com as métricas dos canais escolhidos à disposição, você poderá entender o que deu certo, e o que precisa melhorar, para já fazer mudanças.
E o mais importante: sem custos estratosféricos.
A ideia do marketing digital é conhecer o seu público, e resolver suas ‘dores’ com suas campanhas. Então, é natural que isso exija tempo, paciência e muitos ajustes.
Tendências de sucesso para o marketing digital imobiliário em 2021
Quando se fala das tendências que reinam no marketing digital em 2021, é impossível não considerar as mudanças trazidas pela pandemia de COVID-19 que começou em 2020.
Os hábitos dos clientes mudaram, e o mundo digital se tornou ainda mais imperativo em todos os segmentos de mercado. Para o mundo imobiliário, isso obviamente também é verdade.
Por isso, com a experiência dos primeiros meses de 2021, já é possível entender as tendências que se mantiveram, e vão continuar sendo importantes no futuro.
Listamos algumas das principais a seguir:
Experiências ‘ao vivo’
Quem acompanhou o mínimo das redes sociais nos últimos tempos viu o crescimento das lives, tanto de artistas, quanto de marcas.
E essa popularização não foi só algo momentâneo, motivado pelo grande número de pessoas ‘presas’ em casa.
Já foi possível perceber que esse é um formato muito interessante e que gera grandes retornos, e que não morrerá com o fim da pandemia.
Ele permite que você converse com seu público, sem a necessidade da presença física, e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Para sua imobiliária, usar essas experiências em tempo real por meio de webinars, sessões de perguntas e respostas, palestras e lives pode ser uma ótima maneira de engajar com seu público, e trazer mais clientes.
Marketing de conteúdo imobiliário
O Marketing de Conteúdo já é uma estratégia conhecida e estabelecida nas grandes empresas ao redor do mundo.
Este artigo, inclusive, é um exemplo claro desta estratégia em execução aqui na Refera.
Para quem não conhece, trata-se de criar conteúdos ricos para o seu público, a fim de agregar valor ao seu serviço (ou produto), gerar mais tráfego para seus canais e ajudar na tomada de decisão do cliente.
Quando se fala no setor imobiliário, as possibilidades de temas a serem abordados são quase ilimitadas. Basta encontrar o canal ideal (como blog posts, redes sociais, vídeos, etc..), e começar a produzir.
Mas é importante avisar: não adianta criar por criar. Se for investir nesta estratégia, busque sempre fazer com qualidade.
Afinal, conteúdo ruim não agrega, e nunca se converterá em oportunidades.
Caso queira saber mais sobre o Marketing de Conteúdo, leia o guia da Rock Content, pioneiros no tema de Marketing Digital.
Redes sociais
As redes sociais são um caminho de entrada óbvio ao marketing digital para grande parte das empresas, de qualquer porte e segmento.
Mas além de simplesmente ‘estar lá’, e postar eventualmente, a sua imobiliária deve entender que é preciso um esforço extra nesse quesito.
Trata-se de um poderoso canal para que clientes conheçam seus produtos (no caso imóveis) e entrem em contato para tirar dúvidas, ou receber informações.
Caso suas redes estejam jogadas ‘às traças’, qual será a confiança de um eventual cliente em querer fazer negócios com você?
Conclusão
O marketing digital é um assunto que tem se tornado cada vez mais comum. E como vimos aqui, não é à toa.
Trata-se de uma estratégia imprescindível para qualquer empresa, especialmente as imobiliárias que precisam sempre estar bem posicionadas, e buscando formas de se diferenciar da concorrência.
Aqui no Blog Refera estamos sempre atualizando os leitores com as principais tendências do setor imobiliário (e de prestação de serviços), incluindo marketing digital imobiliário.
Caso queira outras dicas importantes, leia também o guia sobre metodologia ágil para imobiliárias!