
Proteção de dados e LGPD para imobiliárias: entenda a importância
- Luan Fazio
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Com o avanço tecnológico, e a transformação digital no mercado imobiliário, a quantidade de negócios que usam dos meios digitais (como redes sociais e sites) para prospectar novos clientes também aumentaram.
O resultado disso foi um enorme fluxo de informações pessoais sobre os clientes sendo administradas por todos os tipos de empresa, o que também aumentou a necessidade da proteção de dados imobiliários.
Então, para ajudar a proteger esses consumidores e seus dados, os governos do Brasil e do mundo precisaram encontrar formas de regulamentar todo esse processo.
Foi aí que surgiram os conceitos da RGPD (regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e LGPD (Lei Geral sobre a Proteção de Dados).
Neste artigo vamos te explicar mais sobre o impacto que essas leis podem ter no seu negócio, a importância e como você pode proteger os dados dos seus clientes.
Aqui você irá aprender:
– Qual a importância da proteção de dados no mercado imobiliário?
– Quais são os benefícios da LGPD para imobiliárias?
– Como proteger os dados da sua imobiliária?
– Segurança;
– Rotina;
– Digitalização.
Qual a importância da proteção de dados no mercado imobiliário?
Como mencionamos na introdução, a RGPD e a LGPD surgiram com a ideia de criar uma política de proteção de informações sensíveis de clientes.
A ideia é criar um modelo a ser seguido, de forma que todas as empresas que lidem com essas informações aumentem a sua segurança, e diminuam o risco de vazamentos.
Especialmente nos dias de hoje, em que grande parte das transações são feitas de forma 100% online, medidas como essa são essenciais para proteger os consumidores.
Seguindo esse modelo, a sua imobiliária pode também proteger os próprios dados internos, prática essencial para qualquer negócio do mercado que procure estar de acordo com as tendências e mudanças.
Do contrário, o negócio fica vulnerável para ataques e vazamentos, o que pode gerar danos financeiros e legais.
Quais são os benefícios da LGPD para imobiliárias?
Inicialmente, você pode entender tudo isso como uma grande dor de cabeça, e mais um ponto a se preocupar na gestão da sua imobiliária. Mas eu te digo com tranquilidade: a proteção de dados é muito importante para o seu negócio.
Além de proteger o seu maior recurso, que são os clientes, essas medidas também ajudarão a te fazer repensar diversos pontos essenciais em uma boa empresa no século 21.
Desde a cultura até os avanços tecnológicos que você inclui na imobiliária, será por meio desse momento da inclusão dos termos da LGPD que você poderá oferecer ainda mais benefícios ao seu cliente.
Afinal, estar atualizado com o mercado quer dizer estar sempre acompanhando ou a frente da sua concorrência.
No fim do dia, quando o seu consumidor tiver certeza que está lidando com uma imobiliária séria e de acordo com as necessidades tecnológicas, a chance de querer fazer negócio também aumentará.
Já falando da liderança, também garantirá mais tranquilidade e segurança nos processos, e na rotina do seu time.
Como proteger os dados da sua imobiliária?
O processo de adaptação dos processos de uma imobiliária para as novas medidas impostas pela LGPD não é simples.
Além da consultoria com profissionais especialistas, como advogados, também será necessária uma mudança geral na cultura do negócio. Para isso, o seu time precisará entender a necessidade, e ser treinado para se adequar às mudanças.
Mas, para facilitar a jornada da proteção de dados no seu negócio do mercado imobiliário, vamos listar a seguir algumas dicas essenciais para começar:
Identifique as vulnerabilidades de segurança
Depois de fazer um estudo sobre o tema, é essencial que você e sua equipe façam também uma análise profunda de todos os processos do negócio, de forma a tentar identificar possíveis riscos.
Dessa forma, você poderá identificar e se preparar para possíveis problemas de segurança que sua imobiliária pode enfrentar no futuro.
Crie uma rotina de análise e atualização
O trabalho de manter um negócio seguro e adequado aos rígidos padrões de segurança deve ser constante. Então, a dica aqui é definir quem será o time responsável por esse setor, e estabelecer uma periodicidade de atualizações de processo e dados.
Seja semanalmente ou quinzenalmente, o importante é criar uma cultura que valorize esse setor como tão relevante quanto os outros.
Continue digitalizando
Qualquer negócio que pretenda estar atualizado com as tendências deve sempre abandonar os processos manuais e repetitivos. Isso quer dizer incluir cada vez mais tecnologia nas tarefas do dia a dia.
Porém, quando falamos da proteção de dados, isso pode se tornar mais um desafio. Por isso, é essencial que essa escolha do software também seja feita de forma cuidadosa, sempre considerando também a segurança desses dados.
Então, busque plataformas que contem com funcionalidades como criptografia de dados e backups automáticos na nuvem. Além disso, é sempre importante verificar o histórico e reputação da empresa desenvolvedora.
Conclusão
O desafio de ter uma imobiliária atualizada com todas as tendências e necessidades de um negócio no século 21 não é simples.
Entretanto, esses esforços tendem a se pagar no longo prazo, oferecendo menos riscos (como no caso do tema de hoje), e vantagem competitiva.
Mas caso queira um local para sempre ter acesso aos principais conteúdos imobiliários, de forma a continuar construindo uma empresa atual, fique de olho aqui no Blog Refera.
Quer, por exemplo, entender como seu negócio pode usar os dados para direcionar seus processos? Leia o nosso guia sobre Business Intelligence para imobiliárias!