Business Intelligence para imobiliárias: conheça o conceito que trará mais resultados
- Luan Fazio
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Você já conhece o conceito de Business Intelligence (BI)?
Essa prática já é usada por grandes empresas ao redor do mundo, independente do setor, e pode revolucionar a sua imobiliária.
Caso ainda não conheça, você está no artigo certo! Aqui você vai aprender:
– O que é Business Intelligence no mercado imobiliário?
– Qual é a importância do Business Intelligence (BI) para imobiliárias?
– Como começar a implantar o BI nas imobiliárias?
O que é Business Intelligence no mercado imobiliário?
O termo Business Intelligence (do inglês, inteligência do negócio) define uma prática em que uma empresa (de qualquer setor ou porte) se baseia em dados concretos para apoiar suas ações e decisões.
Como o próprio nome indica, o conceito visa deixar a imobiliária mais “inteligente” e assertiva, pois permite uma tomada de decisões mais segura, e menos dependente de achismos.
Para isso, os gestores imobiliários deverão estabelecer rotinas e processos baseados na coleta e análise de dados, orientando a cultura de todos o time para o caminho do BI (Business Intelligence).
Uma das maneiras de fazer isso (além das dicas que traremos a seguir) é digitalizar demandas e adotar ferramentas digitais para sua imobiliária. São essas plataformas que poderão captar e ajudar a organizar esses dados e processos.
Qual é a importância do Business Intelligence (BI) para imobiliárias?
A inclusão da rotina de BI na cultura da sua imobiliária é essencial quando falando de outro tema de extrema relevância, a transformação digital imobiliária.
Isso acontece pois, como já mencionamos, permite que as decisões sejam apoiadas em dados concretos, aumentando a chance de sucesso. Além disso, outros benefícios do Business Intelligence para imobiliária são:
– Maior visão e controle sobre as métricas do negócio;
– Otimização de processos e recursos;
– Melhor poder de tomada de decisão;
– Menos erros humanos causados por processos manuais;
– Acesso à uma base de dados cada vez mais rica;
Agora, vamos te ajudar a atender como começar a implementar a cultura de BI na sua imobiliária. Afinal, nunca é tarde para começar a inovação!
Como começar a implantar o Business Intelligence nas imobiliárias?
Mudar a cultura de um negócio nunca é fácil. Especialmente quando falamos de negócios em ramos tradicionais, como o imobiliário, fazer com que o time adote grandes mudanças pode ser um desafio.
Porém, nesse quesito cabe ao líder mostrar a importância e os benefícios práticos que uma estratégia como o BI pode trazer. Com essa adoção, todo o processo será mais fácil.
Então, antes de qualquer coisa, você deve ter em mente que o BI exige alguns pontos essenciais para seu funcionamento:
– Coleta dos dados;
– Organização dos dados;
– Análise das fontes e informações;
– Planejamento;
– Implementação das ações;
– Monitoramento constante dos resultados.
Em quais setores o BI pode ser útil?
A resposta aqui é simples: quase todos!
Começando pelo marketing, sua imobiliária pode coletar e usar importantes dados sobre seu público, por exemplo, e segmentar suas estratégias com mais segurança.
O resultado disso são e-mail marketings que convertem melhor, postagens nas redes sociais com mais interações e até conteúdos de maior qualidade, que trarão mais clientes de forma orgânica.
Falando da rotina do negócio, o Business Intelligence também ajuda a automatizar e otimizar as demandas diárias, principalmente quando unido à uma plataforma digital.
Para vendas e relacionamento com clientes, por exemplo, um CRM imobiliário pode auxiliar toda a rotina da equipe, organizando os chamados, oportunidades e contratos em um só local.
O resultado disso é um importante ganho na velocidade e eficiência do atendimento ao consumidor, o que diminui o atrito e aumenta as chances de sucesso. Além de, claro, economizar tempo da equipe que pode focar em outras tarefas mais importantes.
Conclusão
O Business Intelligence é o futuro do mercado como um todo. Alguns grandes players do mercado, especialmente as imobiliárias digitais, já usam processos bem estabelecidos de análise de dados para ter sucesso.
Enquanto nem todos os negócios têm recursos para uma complexa rede de dados e automações, é interessante começar com o que for possível. O resultado aparecerá diretamente nos resultados apresentados.