Redes sociais para imobiliárias: como ter sucesso e vender mais
- Luan Fazio
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Sua imobiliária já usa as redes sociais para vender mais imóveis?
Se a resposta for negativa, saiba que seu negócio pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio.
Muito mais do que simplesmente ter um canal para divulgar seu portfólio de produtos, as mídias sociais são um importante aliado da imobiliária no momento de trazer novos clientes, e nutrir aqueles que já fizeram negócios.
Mas se você ainda não tem esse hábito, e quer entender como e por que começar a investir seu tempo nas redes sociais, criamos esse conteúdo especialmente para você.
Neste artigo você lerá:
– Por que uma imobiliária deve investir nas redes sociais?
– Quais são as melhores redes sociais para imobiliárias?
– Como usar cada rede social a seu favor?
– O que postar?
– Investir em um site imobiliário ou nas redes sociais?
Por que uma imobiliária deve investir nas redes sociais?
Atualmente, cada vez mais negócios são feitos no meio digital. Desde o momento da procura do produto (ou serviço), até o fechamento da compra, os clientes têm usado cada vez mais os meios digitais para satisfazer seus desejos.
A prova disso é o crescimento de 41% do e-commerce (comércio eletrônico) no ano de 2020, a maior alta em 13 anos, segundo dados do relatório Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco,
Então, qualquer imobiliária que deseje ter sucesso, e acompanhar as tendências do mercado, deve ter em mente investir nas redes sociais. Isso é essencial pois:
– Cria uma presença digital, gerando autoridade e confiança;
– Fluxo de clientes inbound ‘de graça’;
– Mais um canal de relacionamento e atendimento;
– Mais um canal para divulgar imóveis;
– Menos dinheiro gasto com outras formas de publicidade;
– Traz dados importantes sobre o seu público-alvo;
Quais são as melhores redes sociais para imobiliárias?
Bom, agora que você já entendeu o por que de ter um carinho especial com suas redes sociais, é normal que esteja se perguntando: “Mas qual das redes é melhor para eu colocar meus recursos?”
Enquanto é importante ter uma presença em todas, também é interessante priorizar o sucesso em uma delas. Mas qual?
Essa pergunta pode ser respondida, primeiramente, com uma pesquisa com seu público-alvo e clientes. Mais importante ainda é criar a persona da sua imobiliária.
Isso permitirá que você entenda exatamente quais são as principais redes usadas por quem realmente faz (ou fará) negócio com você.
Porém, atualmente a rede mais indicada para seu negócio é o Instagram. Além de estar em constante crescimento, também é um canal que oferece o maior engajamento e possibilidade de envolvimento dos seus clientes.
Já o Facebook também é outra interessante solução, por ser a mídia social mais usada pelo brasileiro.
Porém, não é um canal com alta adesão nas novas gerações, o que pode complicar estratégias a longo prazo.
O Linkedin, apesar de importante para relacionamentos profissionais, não traz uma grande adesão no conceito de B2C (business to customer, ou negócio para clientes), o que acaba tornando sua necessidade menor, especialmente no mercado imobiliário.
Dito isso, é interessante estar presente no maior número de canais possíveis, mesmo que sua prioridade seja um deles em especial.
Como usar cada rede social a seu favor?
A principal dica que podemos te dar, independente do canal que escolher, é manter uma rotina constante de postagens. Seja consistente e não deixe suas redes paradas.
Além disso, é importante fazer pesquisas constantes com seus clientes para entender onde estão (em questão de redes sociais) e quais são os conteúdos que mais irão interessá-los.
Em seguida, agora falando de cada rede em específico:
Para o Instagram e o Facebook, é importante entender que mais do que ganhar likes, você precisa transformar a sua audiência em vendas. Mas para isso, claro que é essencial criar e nutrir um público constante.
Então, depois de ter feito sua pesquisa de público, é importante manter um fluxo constante de postagens (de valor), tanto no feed, quanto nos stories (no caso do Instagram).
No Facebook, é interessante usar o recurso dos grupos para alcançar mais clientes, especialmente aqueles focados em compra e venda de imóveis da sua região.
Mostre para o seu cliente o por que de você estar ali, e o motivo dele precisar fazer negócio com você (e não seu concorrente).
O que postar?
Primeiramente, como já mencionamos, é importante fazer uma pesquisa com seus clientes e público-alvo para entender qual caminho de conteúdo você deve seguir.
Dito isso, confira abaixo algumas ideias de conteúdos para as redes sociais da sua imobiliária ou corretor de imóveis:
– Carteira de imóveis/destaques da imobiliária;
– Conteúdos informativos e de valor;
– Datas comemorativas;
– Crie sorteios e concursos;
– Posts que incentivam o engajamento (enquetes, perguntas e respostas, desafios, sorteios)
Investir em um site imobiliário ou nas redes sociais?
Assim como ter uma boa presença nas redes sociais é importante, possuir um site de qualidade também pode fazer uma grande diferença quando o assunto é sucesso no marketing digital imobiliário.
Porém, muitos gestores de imobiliárias se perguntam qual desses dois canais é mais importante para focar. A resposta é: ambos!
Primeiramente, uma estratégia complementa e não atrapalha a outra. Afinal, por meio do seu site, o cliente pode conhecer também as suas redes sociais, e vice-versa.
Além disso, quando se considera que uma das principais maneiras do cliente te encontrar é justamente pelo Google, é essencial que exista uma página com as principais informações do seu negócio para recebê-lo.
Do contrário, a chance de alguém querer fazer negócio com você também diminui de forma considerável.
Então, caso queira efetivamente ter sucesso no marketing, você deverá dividir suas atenções e recursos para o maior número possível de canais, como já dissemos aqui.
Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como aumentar a presença da sua imobiliária? Leia também o nosso artigo sobre marketing imobilário.