As 5 principais tendências na prestação de serviços para o futuro
- Luan Fazio
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O mercado da prestação de serviços têm sofrido grandes mudanças nos últimos tempos, principalmente com a popularização da internet.
Hoje, com as diversas possibilidades oferecidas aos consumidores, ficou ainda mais difícil se destacar.
Porém, os profissionais atentos às tendências e mudanças tem grande vantagem competitiva, pois estão sempre buscando formas de melhorar e oferecer mais ao seu cliente.
Desde treinar a sua equipe, até investir em tecnologia e sustentabilidade, existem diversas formas de continuar agregando ao seu negócio de prestação de serviços.
Então, para te ajudar a conhecer algumas dessas tendências na profissão, trouxemos aqui uma lista com as 5 principais:
– Sustentabilidade;
– Mais atenção com a formação da equipe;
– Investimento em capacitação (treinamentos);
– Tecnologia;
– Atender as expectativas de clientes mais exigentes.
Confira a seguir:
Sustentabilidade
Sua empresa é sustentável? Essa é uma pergunta que está cada vez mais comum em todos os setores do mercado.
Apesar de poder parecer apenas um termo da moda, trata-se de um conceito muito importante e que com certeza veio para ficar.
Com o grande acesso à informações por parte dos clientes, cada vez mais pessoas buscam formas de diminuir o seu impacto no meio ambiente, e para a prestação de serviços isso não é diferente.
Todo profissional atento deve buscar maneiras de acompanhar as mudanças nesse quesito, diminuindo a quantidade de lixo e escolhendo materiais com um impacto menor no meio ambiente.
Algumas dicas para fazer isso são:
– Diminuir o uso de papel impresso nos orçamentos e ordens de serviço;
– Fazer o descarte correto de lixo e materiais;
– Menos uso de plástico;
– Escolha de materiais sustentáveis;
Mais atenção com a formação da equipe
Quando falamos de empresas de prestação de serviço, que também possuem uma equipe de apoio para as execuções, é muito importante ter uma atenção especial com a formação do time.
Caso você realmente queira contratar profissionais que façam a diferença, e elevem o nível do negócio, é papel do empreendedor também oferecer a estrutura para tal.
Além da compensação apropriada, é importante buscar criar um bom ambiente de trabalho. Isso aumentará a produtividade e a qualidade do serviço oferecido.
Além disso, é importante selecionar pessoas que se encaixem na cultura que você quer implantar na empresa.
O resultado será clientes mais satisfeitos, e com maior chance de retorno.
Investimento em capacitação (treinamentos)
Seguindo na linha do ponto anterior, sobre a atenção com a equipe, outra tendência cada vez mais presente nos melhores negócios de prestação está no investimento interno com a capacitação do time.
Hoje, a grande diferenciação entre uma empresa normal e a de sucesso está na qualificação dos profissionais, especialmente quando se fala de serviços mais complexos.
Apesar de ser um investimento considerável, a chance de retorno também é grande pois você contará com funcionários cada vez mais preparados para diversas situações.
Isso também permite a melhor execução dos serviços, com menos chance de erros, e claro, uma equipe mais satisfeita.
Tecnologia
Outro ponto essencial para empresas prestadoras que desejam se manter competitivas, e atualizadas com as tendências está na inclusão de tecnologia na rotina.
Como já explicamos no guia sobre digitalização para profissionais autônomos, depender 100% de processos manuais e repetitivos para gerir o negócio é um erro.
Desde a gestão financeira até de clientes, toda empresa de prestação de serviços que busca expandir deve considerar incluir ferramentas digitais.
Os motivos estão na facilidade que a tecnologia traz, diminuindo o tempo gasto atualizando dados manualmente, além de reduzir a chance de erros humanos que podem custar dinheiro. Com isso, o empreendedor pode focar em outras tarefas mais importantes.
Atender as expectativas de clientes mais exigentes
Uma unanimidade entre as empresas prestadoras de serviço é o sentimento de que o cliente está ficando cada vez mais exigente. Isso quer dizer que o espaço para a informalidade e falta de profissionalismo também está diminuindo.
E isso passa por todas as etapas do processo de venda. Desde o atendimento inicial, até a conclusão do serviço, os consumidores querem ser atendidos rapidamente, com respeito e transparência.
Afinal, se a sua empresa não atender às altas expectativas, o seu competidor com certeza o fará. Então, invista em melhorar seus canais de atendimento e, como já falamos aqui, na qualidade da sua equipe.
Caso queira saber mais sobre o tema, leia também o guia com os 5 hábitos que podem estar afetando seus clientes.
Conclusão
Em um cenário cada vez mais competitivo, toda forma de vantagem deve ser aproveitada pelos prestadores de serviço que querem ter sucesso.
E para isso, seguir as dicas trazidas aqui, com base na experiência da Referacom milhares de profissionais é um bom começo.
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