
Como conseguir mais clientes para seu negócio autônomo
- Luan Fazio
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Com a desburocratização do processo de formalização do trabalho autônomo, o número de profissionais desta categoria continua em constante crescimento no Brasil, já atingindo mais de 24 milhões de pessoas (segundo dados do IBGE).
Apesar de todos os benefícios trazidos pela categoria, existem alguns desafios muito relevantes para aqueles que dependem da sua atividade individual para sobreviver.
Entre essas questões, uma das maiores preocupações dos profissionais autônomos está em encontrar formas de abastecer sua rede de clientes constantemente, sem o risco de faltar oportunidades no mês.
Pensando nisso, vamos abordar no guia de hoje algumas dicas imperdíveis que todo profissional autônomo pode usar para alcançar mais consumidores e expandir sua carteira de negócios.
Temos certeza que, se você seguir todas essas indicações, a chance de ficar sem clientes diminuirá consideravelmente. Confira a seguir:
Conheça bem o nicho e seus clientes
Independentemente do setor de atuação do seu negócio autônomo, desde marido de aluguel até uma loja, o primeiro passo, antes de qualquer ação, é conhecer a fundo o mercado em que atua.
Isso quer dizer fazer uma longa pesquisa de concorrentes, e principalmente, dos clientes que você quer atingir com seu produto ou serviço.
Ao definir o perfil do seu consumidor, você poderá então focar suas ações em tornar seu negócio mais atrativo para aquele tipo de pessoa em específico.
A dica aqui é nunca pensar que sabe o suficiente, sempre tendo humildade para continuar buscando informações sobre o setor que trabalha.
Mesmo que você tenha anos e anos de experiência no nicho, o mercado e os clientes mudam rapidamente e isso pode fazer toda a diferença.
Sites de anúncio de vagas de empregos e serviços
Uma ferramenta muito poderosa que temos a nosso dispor nos dias de hoje são os sites de anúncio de vagas de emprego (e contratação de freelancers).
Especialmente quando falamos de prestadores de serviços, ter um local para você divulgar suas competências e serviços é muito importante, e aumentará a chance de ser encontrado por um cliente.
A Refera, por exemplo, conecta os principais prestadores do país com as maiores imobiliárias, permitindo o aumento das oportunidades de serviço de manutenções e reformas imobiliárias. Se quiser saber mais, conheça mais sobre os Prestadores Refera.
Outras opções interessantes para você anunciar seus serviços são o CronoShare e o Mitula.
Nutra o relacionamento com seus clientes atuais
E se eu te disser que a chave para conseguir mais clientes é justamente por meio dos seus clientes atuais? É isso mesmo!
Nutrir um bom relacionamento com os seus antigos e atuais consumidores é muito importante para conseguir conquistar novas oportunidades. Isso acontece pois será por meio deles que você conquistará a tão sonhada indicação.
Quanto melhor for o seu serviço, e o seu atendimento, maiores as chances de seu cliente sair satisfeito e divulgar seus contatos para algum amigo ou familiar.
Com o tempo, será criada uma rede de recomendações cada vez maior, sem contar com aqueles que ficaram tão felizes que pensarão em você quando precisar do produto ou serviço novamente.
Então, é sempre importante reforçar a importância de um bom atendimento ao cliente. Caso queira algumas dicas do que NÃO fazer, confira também nosso guia com 5 hábitos que podem estar afastando seus clientes.
Como conseguir mais clientes na internet?
A internet é uma ferramenta muito poderosa e pode ser útil para qualquer tipo de profissional, independente do seu setor.
Para autônomos, é uma excelente oportunidade de variar suas opções de auto-divulgação.
Além das redes sociais (que falaremos a seguir) e os sites de anúncio de emprego (que falamos acima), existem alguns caminhos já comprovados que um profissional autônomo pode seguir para conseguir mais clientes com a internet.
Entre eles estão:
– Use o Google Negócios para que possíveis clientes próximos de você possam te encontrar usando o buscador.
– Aposte no marketing de conteúdo, e mostre para seu público que você é uma referência no assunto que trabalha;
– Se possível, considere investir em anúncios online em plataformas como Google, Youtube, Facebook e Instagram.
– Faça parceria com outras empresas semelhantes ao seu ramo. Por exemplo: marcas de materiais de construção, caso seja um marido de aluguel.
Como conseguir mais clientes com o Instagram e outras redes sociais?
Todas as empresas, autônomas ou não, devem ter alguma presença nas redes sociais.
Isso se deve pelo fato que grande parte dos brasileiros já usa diariamente as redes para todos os tipos de atividades, desde lazer até a procura de informações sobre diversos assuntos.
Então, falando especificamente do Instagram, é interessante que o profissional autônomo tenha uma página atualizada com todas as informações de contato e postagens recorrentes sobre o seu serviço ou produto.
Eventualmente, um cliente poderá te encontrar, te seguir e então decidir fazer negócio com você. Mesmo que isso não aconteça, esse pode ser um canal que demonstrará confiança e profissionalismo para quem ainda não conhece seu trabalho.
Outra dica é usar grupos do Facebook focados na divulgação de serviços, ou grupos de moradores da região que você atua. Quanto maior for o seu leque de possibilidades, maior a chance de ser encontrado.
Conclusão
Por mais que o mercado autônomo esteja cada vez mais competitivo, com cada vez mais profissionais seguindo esse caminho, também vivemos em um momento em que existem diversas formas de divulgar seus serviços e produtos.
Isso se dá principalmente por conta da internet. E além das dicas que trouxemos aqui, existem diversas tendências para profissionais autônomos que você provavelmente não conhece ainda.
Caso queira contar com dicas semanais focadas no mercado de prestação de serviços, e trabalho autônomo, fique atento ao Blog Refera.