Marketing de conteúdo para imobiliárias: como vender mais com a estratégia
- Luan Fazio
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Sua imobiliária já investe no Marketing Imobiliário? Saiba que essa estratégia pode trazer mais clientes, de forma orgânica e barata.
Mas muito mais do que simplesmente produzir qualquer coisa, seu negócio deve primeiro entender o que é, por que fazer e algumas dicas essenciais para ter sucesso e se destacar no mercado.
Para te ajudar, nós da Refera produzimos esse guia completo sobre o tema. Aqui você vai aprender:
– O que é o marketing de conteúdo?
– Qual a importância do marketing de conteúdo, e como as imobiliárias podem usá-lo para vender mais?
– Como implementar o marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing imobiliário?
O que Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing com a missão de trazer e engajar mais clientes por meio da criação de conteúdos de valor.
Seja por meio das suas redes sociais ou blog institucional, a ideia aqui é fazer com que mais pessoas conheçam e confiem na sua marca por meio do envolvimento com o material que produziu.
Quando um possível cliente de imobiliária estiver em busca de alguma informação, e encontra um conteúdo rico, que responde sua dúvida, a chance de criar uma boa impressão da empresa aumenta. Por consequência, a chance de negócios também.
O Marketing de Conteúdo já é usado por grande parte das maiores empresas do mundo, inclusive do setor imobiliário e é essencial em tempos de marketing digital.
Mas por que? Vamos te explicar a seguir:
Qual a importância do marketing de conteúdo, e como as imobiliárias podem usá-lo para vender mais?
Quando se considera que mais de 67% das empresas brasileiras já usam estratégias de marketing de conteúdo (segundo dados da pesquisa Content Trends 2019, realizada pela Rock Content), é interessante entender os motivos de cada vez mais negócios escolherem esse caminho.
Além de gerar valor ao seu público, as estratégias de conteúdo trazem os seguinte benefícios para uma imobiliária:
– Educa e mostra ao mercado sobre quem é a imobiliária;
– Gera mais autoridade e confiança dos clientes na marca;
– Traz um fluxo maior de leads (oportunidades de negócio), com um custo menor;
– Melhora os resultados de vendas;
– Clientes mais fiéis e engajados;
Mas como isso se transforma em vendas?
Inicialmente, alguns dos benefícios citados acima podem parecer estranhos. “Como um conteúdo no meu Instagram pode gerar mais vendas à minha imobiliária”?
A resposta está no funil de vendas! Em resumo, é um dos principais conceitos que envolvem o Inbound Marketing (tipo de marketing que faz seu cliente ir até você, ao invés do contrário).
Em resumo, é uma estratégia que visa colocar o processo de compra do cliente em um formato de funil, desde o momento do conhecimento, até a compra.
Para isso, a jornada é dividida em 3 etapas: topo do funil (período de descoberta), meio (reconhecimento do problema) e fundo (momento da decisão).
Se quiser saber mais sobre o tema, confira o guia feito pela Rock Content.
Para o Marketing de Conteúdo da sua imobiliária, o importante é saber que você precisará produzir conteúdos de valor que atraiam esse cliente desconhecido (topo), assim começando a educá-lo sobre o tema.
Em seguida, esse consumidor poderá começar a procurar temas mais específicos e profundos (meio), como e-books, por exemplo. Aqui você já pode começar a coletar informações importantes em troca desses materiais.
Por fim, quando o seu cliente já te conhecer (fundo), é o momento que você pode abordá-lo de forma mais ‘agressiva’, pois ele está mais propenso a fechar um negócio. Então, você poderá produzir conteúdos que liguem o cliente diretamente ao vendedor.
Assim, o processo de convencimento natural já foi feito, aumentando muito a chance de sucesso.
Como implementar o marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing imobiliário?
Agora você já sabe a importância de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, vamos trazer algumas dicas de como começar a estruturar esse processo com qualidade:
Defina objetivos
O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é entender o por que de você estar fazendo isso.
Ou seja, definir exatamente quais são os seus objetivos com o marketing de conteúdo imobiliário. Isso permitirá que seu time possa acompanhar o progresso, e entender se foi um sucesso ou não.
Sua meta é aumentar X% a quantidade de oportunidades em X meses? Ou quer aumentar sua presença online/audiência, por meio do número de seguidores no Instagram?
Esse é o primeiro passo para não se perder no futuro, e poder continuar melhorando.
Conheça sua persona
Outro ponto essencial é saber exatamente com que você está falando. Aqui, é essencial fazer uma boa pesquisa de público, de forma a construir a persona do seu negócio.
Com esse ponto bem feito, você saberá com quem está falando, suas necessidades, medos, dores e interesses.
Dessa forma, seu time poderá construir conteúdos feitos sob-medida, suprindo esses desejos, e aumentando a chance de sucesso.
Escolha seus canais
A partir do momento em que você conhece bem seu público-alvo e persona, você provavelmente também saberá quais são os canais que seus clientes estão presentes. Com isso algumas das opções comuns e interessantes para sua imobiliária incluem:
– Redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter);
– Blog corporativo;
– E-mail Marketing;
– YouTube.
Crie a logística e comece a produzir
Por fim, é importante estruturar exatamente como você organizará sua estratégia de marketing de conteúdo.
Para isso, pense em toda a rotina, desde a pesquisa de temas, frequência de produção, ferramentas que irá usar para cada canal.
Nesse ponto, você precisará ter em mente também a mão de obra disponível para essa missão. Se não tiver um time grande, encontre formas de encaixar as demandas de produção na rotina, evitando sobrecarregar os integrantes.
Afinal, uma das questões mais importantes em um bom conteúdo é ter tempo para pesquisar, criar e otimizar o material da melhor forma possível.