
Funil de vendas para imobiliárias: o que é e como fazer
- Luan Fazio
- Nenhum comentário
Com cada vez mais clientes procurando produtos e serviços na internet, todos os negócios devem procurar maneiras de capitalizar nessa enorme quantidade de dados disponível.
Quando falamos de vendas, especificamente imobiliárias, existe um processo complexo, desde o conhecimento até o fechamento da venda, que pode ser compreendida por meio de um conceito essencial: o funil de vendas.
Hoje, já é um modelo usado pelos principais negócios ao redor do mundo, e já traz ótimos resultados para os vendedores.
Então, para te ajudar a entender esse conceito, vamos te explicar neste guia:
– O que é um funil de vendas?
– As etapas do funil de vendas em uma imobiliária
– Dicas para aplicar o funil de vendas na sua imobiliária
Confira a seguir:
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é um recurso essencial para empresas que querem fazer um acompanhamento mais preciso da jornada do seu cliente.
Dividido em 3 estágios (normalmente), a ferramenta procura definir a ‘maturidade’ do consumidor em relação ao seu negócio.
Desde o momento do conhecimento, passando pelo primeiro contato até a venda, essa metodologia permite a criação de ações em cada etapa, assim aumentando a chance de sucesso.
Para o mercado imobiliário, isso também se aplica, e o funil de vendas pode ajudar os corretores a ter mais informações sobre as necessidades e desejos do consumidor, criando ações para aumentar a chance de conversão.
As etapas do funil de vendas em uma imobiliária
Agora para entender o conceito prático do funil de vendas, é importante que sua imobiliária conheça as 3 principais etapas, baseadas em um modelo literal de funil, que pretendem definir a jornada do seu consumidor.
Porém, antes de qualquer coisa, é importante mencionar os estágios em que um prospecto passa antes de virar cliente (vide a imagem abaixo):
– Visitantes;
– Leads;
– Oportunidades
– Clientes;
Agora vamos te explicar a fundo sobre cada etapa do funil:
Topo do funil (ToFu)
Como você pode ver na imagem acima, o topo do funil define literalmente a parte mais aberta, ou seja, que pode contar com a maior quantidade de contatos.
Isso acontece pois é nessa parte que se encontram as pessoas que tiveram um primeiro contato com a sua imobiliária, seja no seu site, redes sociais ou no Google, por exemplo.
Neste momento, ele é só um visitante procurando opções de imóveis, avaliando possibilidades e considerando preços. A chance de já se tornar um lead nesse momento é menor, mas existe.
Por isso, não deixe de disponibilizar dados de contato, e locais para que ele forneça seus dados de alguma forma. Isso pode ser feito por meio de algum material, ou por formulários no site.
Meio do funil
O meio do funil em uma imobiliária já lida com os leads diretamente, de forma a procurar entender quais deles têm maior potencial para serem clientes. Nesse ponto, o seu negócio já tem algumas informações relevantes para um contato mais certeiro.
Mais do que simplesmente seus dados de contato como telefone e e-mail, aqui você já saberá sobre sua intenção de compra ou aluguel, poder aquisitivo e mais.
Fundo do funil
Por fim, quando chegar ao fundo do funil, a sua imobiliária estará trabalhando apenas com os leads qualificados (que demonstraram potencial para serem clientes), em um período mais avançado da decisão de compra.
Então, é aqui que o seu time de vendas entra em contato e traz algumas opções escolhidas sob medida, de acordo com todos os dados que já acumulou ao longo da jornada.
Como aplicar o funil de vendas na sua imobiliária?
Agora você já conhece o conceito do funil de vendas, assim como suas etapas. O próximo passo é executar e começar a implementar a estratégia na sua imobiliária.
Para te ajudar, nós da Refera vamos te dar algumas dicas sobre o tema. Confira:
Transforme seus visitantes em leads
O primeiro passo, antes de qualquer coisa, é pensar na sua estrutura de captação de leads. Você sabe se os visitantes do seu site e redes sociais estão se tornando oportunidades? Se a resposta for não, aí está a sua primeira missão.
Facilite o processo de contato para essas pessoas deixando suas informações expostas em locais claros, e de fácil acesso. Também não deixe de colocar formulários para que esses clientes preencham, para que sua imobiliária entre em contato.
Outro ponto importante é manter os seus canais sempre atualizados, otimizados e com fácil visualização das informações. Investir em uma boa estratégia de SEO e Social Media é sempre uma boa pedida.
Nutra os leads
A partir do momento em que você começa a captar dados sobre esses leads, como suas preferências de bairros e tamanho da família, por exemplo, você deve começar a nutri-lo com mais informações. Assim, o processo de venda será muito mais fácil.
Caso um lead tenha te informado que é solteiro, e mora sozinho, não faz sentido que você ofereça uma casa de 4 dormitórios para ele conhecer. Certo? Então, use essa lógica para todos os leads que receber.
Envie ofertas e informações sobre imóveis que possam lhe interessar, por meio das segmentações nas informações. Pode ter certeza que você terá muito mais facilidade para vender no futuro.
Invista em tecnologias
A melhor forma de organizar tudo isso, e ter uma visão completa do funil de vendas é por meio de um CRM imobiliário. Afinal, fazer todo esse controle na mão vai ser um desafio enorme.
Por isso, a dica final deste guia é procurar formas de digitalizar suas tarefas de vendas, de forma a garantir uma melhor aquisição, armazenamento e análise de dados.
Se quiser saber mais, e conhecer algumas tecnologias importantes, leia também o nosso artigo sobre sistemas imobiliários.
Conclusão
Agora só falta realmente implantar o funil de vendas na sua imobiliária, usando as informações que tirou deste guia para aumentar suas chances de sucesso.
Mas o processo de otimização do negócio não para por aí!
Não deixe também de conhecer os serviços Refera, e comece a digitalizar hoje mesmo a gestão de chamados de serviço e manutenção da sua imobiliária!